Atrás do muro existe um esgoto a céu aberto, bem no centro de Santa Bárbara

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 17 de agosto de 2010 Comente!

Já que a grande preocupação mundial é a saúde e o meio ambiente, nada melhor do que se destacar a existência de um esgoto a céu aberto, incrustado no centro da cidade de Santa Bárbara, atrás do muro do Estádio Municipal Raimundo Edson da Costa.

A cena ali presenciada é de deixar qualquer um horrorizado. Aparentemente escondido pelos muros do campo de futebol da cidade, o antigo córrego cedeu lugar a um fétido esgoto a céu aberto. O esgotamento sanitário inadequado, proveniente de empresas e domicílios situados na região central, é despejado no córrego e depois lançado no Rio Santa Bárbara.

O problema também é motivo de piada e chacota, principalmente quando times de fora vêm jogar na cidade. Nas partidas de futebol, é insuportável ter que conviver com o mau cheiro, percebido a metros de distância, principalmente nos dias mais quentes.

E para quem acha que o problema se arrasta o ano inteiro, está muito enganado. A cada ano, mais precisamente no dia 1º de Maio, comemoração do Dia do Trabalhador, a Prefeitura Municipal ordena que seus operários façam uma maquiagem no local. São colocados tapumes de compensado, na tentativa de esconder aquela cena dantesca e minimizar os impactos do mau cheiro. Afinal, “o que os olhos não vêem, o coração e o nariz não sentem”.

Não é de hoje que vimos essa maquiagem acontecer. Anos e anos se arrastam e nada se faz para resolver definitivamente o problema. O descaso com a situação é vergonhoso. Chego até a pensar que o município não conta com um Conselho Municipal de Meio Ambiente (também chamado de CODEMA). Afinal, existe tal órgão? Se existe, porque não soluciona o problema?

O esgoto de nossa cidade não é tratado com seriedade. Ou melhor, o esgoto em Santa Bárbara não recebe tratamento nenhum: do jeito que sai de nossas casas ele chega até o rio mais próximo, na maioria das vezes, o Rio Santa Bárbara. Observe a curva do bairro Praia, o quintal de residências da Rua Conselheiro Afonso Pena, o entroncamento com o pontilhão da antiga Rede Ferroviária, os fundos do hospital, para não falar da Represa do Peti, a verdadeira lata de lixo de todos os cidadãos santa-barbarenses.

Para piorar a situação ainda existem corajosos pescadores, aparentemente mal informados dos problemas relacionados à contaminação dos peixes, que disputam espaço no local. Só mesmo vendo para acreditar!

Fica aqui o recado. Vamos abrir os olhos. Falta respeito na preservação do nosso rio. Vamos trabalhar pessoal do CODEMA, uma vez que este não parece o LEMA. Qual é então o PROBLEMA?

Reportagem originalmente publicada no Jornal Impacto, Edição 141ª, 2ª Quinzena de Julho/2010. Texto de Viko Gomide.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade