Prefeito de Catas Altas diz que Serra do Caraça é intocável

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 17 de agosto de 2010 Comente!

Catas Altas visão da Serra do Caraça Após várias tentativas, nossa reportagem, entrevistou o prefeito de Catas Altas, Saulo Morais de Castro (PT), que falou sobre a polêmica da possível instalação da empresa Maybac no município para a exploração mineral numa das vertentes da Serra do Caraça que, além de ser uma importante reserva ambiental onde estão localizadas várias nascentes d’água, faz parte do patrimônio ambiental e paisagístico da cidade.

Saulo foi categórico em afirmar que irá atender os anseios do povo. Segundo disse, se a população decidir pela não exploração da serra a prefeitura irá acatar a decisão e irá proibir as atividades da Maybac na localidade.

O jornal também ouviu a vice-presidente do CODEMA local, Sra. Simone. Segundo ela, aquele órgão pediu um parecer sobre eventualidade da instalação da mineradora Maybac na Serra de Catas Altas e que após consultar e ler os autos do processo deixou a cargo do Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal, para que os mesmos dessem também o seu parecer, visto que achou melhor prevalecer a opinião daquele órgão municipal.

Entrevista com o prefeito Saulo

Impacto: Sr. Prefeito, hoje o que se ouve na cidade é da chegada de uma mineradora na Serra do Caraça em frente a Catas Altas; o que o Senhor tem a dizer?

Prefeito Saulo: A mineradora Maybac está tentando licenciamento para se instalar aqui.

Impacto: Ouvimos que essa empresa já possui uma licença para exploração, isso é verdade?

Prefeito Saulo: Foi concedida uma certidão para iniciar processo e não para autorizar o funcionamento e especificamente nela consta que seja respeitada a Lei-179/2005, que é a do Plano Diretor do Município, que não permite a exploração no entorno da Serra na área do RPPN.

Impacto: Como se explica essa empresa estar se mobilizando para executar a exploração?

Prefeito Saulo: O processo de iniciação da mineradora tem também como compromisso da mesma da retirada de pilhas de minério num total de 235 mil/ton estocadas na cabeceira do Ribeirão Maquiné desde o ano 2000. Quando era prefeito o Sr. José Hosken e que com o tempo, assoreou o Rio Maquiné. Hoje é executado pela Vale o completo desassoreamento do rio. Passivo ambiental herdado da administração anterior.

Impacto: A reportagem desse jornal, já participou de duas reuniões do CODEMA local e ficamos sabendo que em setembro haverá uma audiência pública para discutir o assunto. Sendo assim, o Sr. pode dizer que a população está viva e empenhada em não aceitar esse empreendimento; ela está do lado da cidade, do meio ambiente e defendendo a melhor qualidade de vida?

Prefeito Saulo: A população já se posicionou contrária e a câmara também, agora já está sendo cassada a certidão anteriormente concedida.

Impacto: Então o Sr. pode assegurar e tranqüilizar a população de que não haverá exploração de nenhuma mineradora na Serra do Caraça e muito menos a Maybac?

Prefeito Saulo: Se o povo não quer, Eu, como seu legítimo representante, também não vou aceitar.

Reportagem originalmente publicada no Jornal Impacto, Edição 141ª, 2ª Quinzena de Julho/2010.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade