Vazamento no mineroduto da Samarco provoca desastre ambiental

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 26 de julho de 2010 Comente!

Peixes mortos no Rio São Sebastião Grande desastre ambiental marcou a madrugada de domingo na cidade de Espera Feliz, divisa dos estados de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro, na região da Zona da Mata Mineira. Um vazamento no mineroduto da empresa Samarco atingiu o leito do Rio São Sebastião, que desemboca no Rio Itabapoana, causando a paralisação do abastecimento público de água da cidade.

A suspensão no fornecimento de água também poderá afetar mais cidades, localizadas na Zona da Mata Mineira, sul do Espírito Santo e noroeste fluminense. Uma equipe da Defesa Civil Fluminense, comandada pelo coronel Moacir Pires, está na cidade mineira para fazer uma primeira avaliação dos danos causados, da dimensão do vazamento e para saber se ele pode ser contido antes de chegar ao estado do Rio.

Rio ItabapoanO vazamento seria de lama com óxido de ferro e de alumínio e já causou a mortandade de muitos peixes desde a madrugada do último sábado.

O acidente ocorreu exatamente no dia da popular Festa de Exposição Agropecuária do município, após o deslocamento e rompimento de uma barragem da mineradora. Segundo a Samarco, o bombeamento da polpa de minério de ferro foi interrompido duas horas depois do início do vazamento. As atividades do mineroduto, que transporta o minério das cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, até o porto de Ubú, em Anchieta, Espírito Santo, também foram paralisadas a fim de realizar os reparos necessários.

O abastecimento de água já foi interrompido em Espera Feliz às 7 horas da manhã de domingo. Além de quatro caminhões pipa para abastecer o hospital e o asilo da cidade, a Samarco também providenciou outro ponto de captação de água para abastecer a população. A Prefeitura está solicitando aos moradores que economizem água e aos produtores rurais que não deixem os animais beberem dos rios.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o mineroduto foi construído há dois anos e tem seu ponto mais alto na cidade de Espera Feliz. Segundo o Secretário de Meio Ambiente da cidade, Renato Milhiolo, 70% do abastecimento do município é feito pelo Rio São Sebastião.


A população dos 18 municípios cortados pelo Rio Itabapoana é de 628.919 habitantes.

A Bacia está inserida em uma região cuja base econômica é representada pelos serviços urbanos e por atividades do setor primário, especialmente, aquelas ligadas ao café, à pecuária leiteira, à cana-de-açúcar e à fruticultura tropical.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade