Defenda o Ministério Público: diga NÃO à “Lei da Mordaça”

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 6 de abril de 2010 Comente!

“... Dormia a nossa pátria-mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações...”
Chico Buarque

É de autoria do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), parlamentar recentemente incluído no rol dos criminosos mais procurados no mundo pela Interpol, o maior ataque desferido contra o Ministério Público nos últimos anos. 

O Projeto de Lei Nº 265/07 – popularmente conhecido por “Lei Maluf ou Lei da Mordaça” - abrange as ações civis públicas, ações de improbidade administrativa e ações populares. De acordo com o projeto, quando essas ações forem julgadas improcedentes, os autores correriam o risco de serem processados criminalmente, além de condenados, pessoalmente, ao pagamento de honorários advocatícios e de multa pecuniária equivalente a dez vezes o valor das custas judiciais. A decisão seria baseada numa subjetiva avaliação de que a demanda foi supostamente promovida por má-fé, para uma suposta promoção pessoal ou por perseguição.

Em outras palavras, aprovada a proposição, o delegado de polícia, responsável pela instauração de um inquérito policial e pelo indiciamento de um suspeito, o juiz de direito, que profere uma sentença condenatória, ou, ainda, o fiscal de renda, que lavra um auto de infração, nenhum deles estará sujeito a tão graves sanções como o promotor de Justiça.

Os mais atingidos são as associações e instituições legitimadas a propor ações civis públicas, os cidadãos comuns preocupados com o patrimônio público e, principalmente, os membros do Ministério Público, que historicamente têm sido o principal obstáculo para a atividade da corrupção em nosso país.

“(…) essa censura à atuação do Ministério Público, que representa verdadeira mordaça, vai barrar um direito da sociedade, que é ter conhecimento de fatos que são de interesse público", afirma o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Promotor de Justiça Ricardo Paladino.

O mais importante neste momento é conseguir revelar à sociedade o perigo que representa a aprovação do Projeto de Lei Nº 265/07 para o patrimônio público, pois, uma vez aprovado, os corruptos se sentirão mais seguros para atuarem, na medida em que o principal adversário estará literalmente amordaçado.

"O objetivo claro da lei é a intimidação do Ministério Público, em razão da defesa que a Instituição vem fazendo da sociedade, especialmente contra a prática de atos como a corrupção", afirma o Chefe do MPSC e Presidente do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), Gercino Gerson Gomes Neto.

A [Ong GASB] está atenta à possibilidade de aprovação, pelo Congresso Nacional, da "Lei Maluf", e participa de uma campanha nacional contra a proposição desta versão atualizada da "Lei da Mordaça". 

Contra Lei Maluf As Associações dos Membros do Ministério Público, a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e a Associação dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) também estão lutando contra atos de corrupção e, portanto, são contra a aprovação do projeto.

“Esperamos que seja uma semente plantada, convocando toda a população. O projeto de Lei parte de pessoas com histórico de atuação que já foram motivos de investigação, tentando tolir o direito à cidadania de toda a sociedade”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Fernando Zardini Antônio.

O projeto tramita a passos largos e deve ser votado na Câmara dos Deputados até a próxima quinta-feira (dia 8 de abril de 2010), em regime de urgência - solicitado pelos líderes das bancadas.

Assim, é preciso e necessário que a sociedade, especialmente neste ano de eleições, saiba quem são os políticos que querem calar o Ministério Público. Participe das discussões e defenda quem defende os interesses públicos.

“Querem calar esta voz, não deixe, Diga não à corrupção, Diga não à Lei Maluf”.

Diga Não à Lei Maluf

Várias unidades do Ministério Público, em todo o País, se mobilizaram hoje (06 de abril de 2010) contra a famigerada Lei Maluf.

Em São Paulo, o evento ocorreu na sede da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3). O ato contou com a participação de membros do MPF, do MP paulista, servidores da instituição, representantes da sociedade civil e de outras carreiras juridicas.

Ao final foi lido um manifesto, que está publicado na página da CONAMP e aberto para adesões.

O Ministério Público defende você. Defenda o Ministério Público“. Acesse e assine.

Atualização 07 de abril de 2010 – 13h 52m

Além do manifesto, existe também a possibilidade de dizer NÃO ao Projeto através do site Vote na WEB. A sugestão é do Fernando Barreto (@Barreto12), co-fundador da Webcitizen.

Vote na Web

Para participar do Vote na WEB é muito simples: basta preencher o cadastro e votar nos projetos de lei que são apresentados no site. Essa é uma forma encontrada de fazer o voto valer constantemente e não apenas de quatro em quatro anos como o de costume.

Mas para quê isso? A ideia é comparar o desejo da população, em cenário nacional, com o resultado real votado pelos senadores ou deputados.

Outra perspectiva de fazer com que os políticos trabalhem a favor da população e de firmar ainda mais a democracia como chave motora de nossa sociedade.

Fica a dica!

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade