Projeto de expansão da Samarco põe em risco o abastecimento de água do Rio Conceição

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 20 de fevereiro de 2010 2 comentários

Logo Samarco

A Samarco produz pelotas de minério de ferro para uso na indústria siderúrgica. A empresa tem dois concentradores em Mariana (MG), três usinas de pelotização em Anchieta (ES) e escritórios em Belo Horizonte (MG). Apesar de não está sediada no município de Santa Bárbara (MG), pretende levar embora mais de 80% do potencial disponível de água do Rio Conceição.

De acordo com o Parecer de Licenciamento Ambiental, entregue pela Samarco ao Ministério Público, no ponto que se pretende fazer a captação, a disponibilidade para captação de água é de 855 L/s (litros por segundo). Empresas da região (Vale, Anglo Gold, White Martins, Copasa e outras) já utilizam 162 L/s.

No final de 2009, sem ao menos consultar a população, a Prefeitura Municipal liberou a captação para a Samarco. Mesmo sabendo que restavam 693 L/s, autorizou a retirada de 569 L/s, ou seja, aproximadamente 82% do potencial hídrico disponível.

Segundo informações da Samarco, o projeto em questão tem previsão de 30 anos de operação. Pela legislação ambiental em vigor, a empresa está dentro das normas, tanto é que já conseguiu a liberação dos órgãos estaduais.

Por outro lado, se a Prefeitura apresentasse o Plano de Desenvolvimento Municipal para os próximos 30 anos poderia inviabilizar a liberação da água. Através deste estudo seria possível provar que o saldo restante (124 L/s), cerca de 18% da água disponível, não seria suficiente para atender o desenvolvimento industrial e populacional do município. Será que nos próximos 30 anos, nenhuma outra empresa irá ampliar suas atividades ou se instalar em nossa cidade? Fluxo de ÁguaATENÇÃO LEITOR: A Prefeitura liberou, aproximadamente, 82% do potencial hídrico do Rio Conceição para uma empresa sediada em Mariana, que não gera empregos e renda para nossa cidade.

O volume de água a ser captado pela Samarco corresponde a 34 caixas d’água de mil litros por minuto. Considerando o volume de água atualmente captado pela Copasa, daria para abastecer sete cidades do tamanho de Santa Bárbara.

Mais detalhes sobre o projeto

A Samarco já possui dois minerodutos que ligam Minas Gerais ao Espírito Santo, cada um com cerca de 400 km. Como pretende ampliar sua produção, precisa construir um terceiro mineroduto.

Só que para produção e transporte do minério de ferro é utilizado um fluxo constante de água e a região de Mariana não dispõe de potencial hídrico suficiente, uma vez que a própria Samarco já ajudou a esgotar o volume disponível do município. Por isso, a empresa pretende construir uma adutora com quase um metro de diâmetro e 35 km de comprimento, o maior de Minas Gerais, e levar água do Rio Conceição, em Brumal, para Ouro Preto.

Audiência Pública

É a principal forma de participação da comunidade em processos de licenciamento ambiental. Por lei, toda empresa é obrigada a discutir o assunto com a população das cidades atingidas. Entretanto, apesar de necessitar de 82% do potencial hídrico do Rio Conceição, a Samarco realizou a Audiência Pública apenas na cidade de Ouro Preto, no dia 22 de outubro de 2009.

Preocupada com o rumo que os acontecimentos vinham tomando, principalmente devido à falta de informação sobre o projeto, a direção do Grupo Ambiental de Santa Bárbara (GASB) procurou a Ministério Público local. Além da cópia do Projeto de Licenciamento Ambiental, também foi pedida a realização de Audiência Pública no município.

Acatando requisição da Promotoria de Justiça, a Samarco agendou duas reuniões: uma em Brumal e outra no Centro de Santa Bárbara.

Nós fizemos a nossa parte, agora faça a sua! Participe e dê sua opinião.

Convite Reunião Pública

   Reportagem e infográfico: Assessoria de Imprensa GASB

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

2 comentários

Tecnóloga em Gestão Ambiental disse...

Bom dia,parabéns pela iniciativa do blog.Nossa região precisa realmente desse tipo de iniciativa,para se evitar que fatos como o desvio do rio pela Samarco ocorram e sejam mantidos de forma um tanto inquestionáveis pela população por falta de informação ás mesmas.
Visitem o meu blog,incluirei o link de vocês para ajudar na divulgaçã.Abraços.Cátia
http://tenhoogulhoemsertecnologa.blogspot.com

Grupo Ambiental de Santa Bárbara disse...

Olá Cátia,

Agradecemos o comentário postado no site da ONG GASB e a inclusão do nosso link em seu blog. Continue acompanhando nossas atividades. Em breve estaremos disponibilizando banners para serem colocados na barra lateral.

Aproveito a oportunidade para lhe informar que incorporamos ao final do artigo a possibilidade de realizar download da versão em *.pdf do Boletim Informativo da ONG GASB.

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade