Representantes da Corregedoria-Geral da União (CGU) estiveram em Santa Bárbara para apurar possíveis irregularidades no aplicação de recursos públicos provenientes do Governo Federal.
Os trabalhos investigatórios, que aconteceram no período de 26 a 29 de setembro, foram realizados nas dependências da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara. Os técnicos recolheram e analisaram diversos documentos, entre eles processos licitatórios e contratos firmados com empresas.
Na oportunidade, também foram ouvidas vários cidadãos santa-barbarenses, inclusive os representantes da organização não-governamental "Grupo Ambiental de Santa Bárbara" (ONG GASB), autora da denúncia que motivou as investigações da CGU.
Leia também:
Prefeito de Santa Bárbara é investigado por Ministério Público e Polícia Federal
Ministério Pública investiga Mares Guia e os gastos da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara (MG)
Entenda o caso:
Em julho de 2009, a ONG Gasb protocolou pedido de investigação no Ministério Público Federal afim de averiguar suposto esquema de favorecimento de empresas ligadas ao ex-ministro do Turismo Walfrido Mares Guia em convênios liberados pelo Governo Federal ao município de Santa Bárbara (MG). Familiares e amigos do ex-ministro foram contratados como fornecedores da Prefeitura Municipal e da Associação das Cidades Históricas de Minas, na época também presidida por Toninho Timbira, através de processos licitatórios contestáveis.
Atualmente, quatro frentes de apuração investigam o caso. A Polícia Federal já ouviu os denunciantes e o Ministro Público Federal abriu investigação sigilosa sobre o caso. No Ministério Público Estadual, os supostos crimes estão sendo tratados em dois procedimentos administrativos em Belo Horizonte e as alegadas irregularidades administrativas apuradas pela Promotoria de Justiça do município de Santa Bárbara.
Reportagem originalmente publicada no Jornal Impacto, Edição 165ª, 1ª Quinzena de Outubro/2011.











Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!
Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.