Debate defende criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 29 de março de 2011 Comente!

Atividade promovida pelo SINDÁGUA e pela Secretaria de Meio Ambiente da CUT/MG reuniu ambientalistas, especialistas e sindicalistas na sede do Sindicato

CUT MG GandarelaEm defesa da criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela e em comemoração do Dia Mundial da Água, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Águas e Serviços de Minas Gerais (SINDAGUA-MG) e a Secretaria de Meio Ambiente da CUT/MG realizaram na quinta-feira (24) o debate “O Futuro das Águas na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, no auditório da sede do Sindicato, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital mineira. Participaram das discussões representantes do Movimento pelas Serras e Águas de Minas Gerais, a União Estadual dos Estudantes (UEE), do Projeto Manuelzão e dirigentes de entidades sindicais e ambientalistas.

A mineradora Vale, que tenta construir na região da Serra do Gandarela a maior barragem de rejeitos do mundo, já instalou audiência pública com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente em Belo Horizonte, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Caeté e Santa Bárbara. A CUT participou de todas as audiências. Por enquanto, a mobilização do Movimento de Preservação do Gandarela e da Central, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, tem mantido em suspenso o empreendimento da mineradora. O jornalista Gustavo Tostes Gazzinelli, do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela, fez uma exposição sobre a história do abastecimento de água e saneamento em Minas Gerais e mostrou a importância da preservação da reserva ecológica da RMBH.

O presidente do SINDÁGUA e secretário de Meio Ambiente da CUT/MG, José Maria dos Santos, que coordenou a mesa, lembrou do compromisso da Central em levar o debate sobre a preservação da natureza a sua base. “Nosso desejo é ampliar o debate, levando a discussão a toda classe trabalhadora. É uma forma de alargar a nossa plataforma e dialogar com a sociedade. Contamos com o apoio da Diretoria Executiva da Central para que a preservação da natureza e, principalmente, a preservação das águas, seja uma luta vitoriosa em Minas Gerais, um Estado cuja economia se baseia na exportação de minério, um setor que degrada o meio ambiente, com a poluição das nascentes. Por isso a luta pela preservação do santuário ecológico da Serra do Gandarela é essencial e o centro deste nosso debate.”

Para Carlos Magno de Freitas, secretário-geral da CUT/MG, associar o mundo do trabalho à causa ambientalista é um grande desafio da Central. “O meio ambiente tem ficado num plano secundário para os trabalhadores, num cenário de luta, de uma agenda pela redução da jornada de trabalho, pelo fim do fator previdenciário, que tem um plano emergencial. Mas, é sempre bom pensar nos efeitos causados pelo desrespeito à natureza, por causa de da ganância e a busca do lucro a qualquer custo. Temos o exemplo da tragédia do Rio de Janeiro. É sempre bom dar um primeiro passo para trazer o debate para o mundo do trabalho. Quero cumprimentar o companheiro José Maria pela iniciativa e parabenizar as mulheres presentes pelo seu mês.”

Sandro Albuquerque, do Projeto Manuelzão, do Instituto SOS Rio das Velhas e do Movimento de Preservação do Gandarela, defendeu a criação de um Fundo Social do Minério, a exemplo do Fundo Social do Pré-sal. “O fundo financiaria e tornaria de fato a UEMG uma universidade estadual, garantiria investimentos para as escolas técnicas agrícolas e para políticas de saúde também. A mineração, que é a principal atividade econômica de Minas Gerais, precisa fornecer maior contrapartida para a população. Mas, em primeiro lugar, temos que defender a Serra do Gandarela. Calcula-se que no Gandarela existam tem 2 bilhões de metros cúbicos de água. Volume que daria para abastecer por 20 anos a RMBH. Por isso a criação de um Parque Nacional é imprescindível para proteger uma área estratégica e essencial à sobrevivência da população. É a primeira vez que a população está propondo outra forma de desenvolvimento. O parque é turismo e não extrativismo, que vem sendo praticado desde o Brasil Colônia.”

Benedito Pereira Rocha, do Movimento contra da Barragem de Rejeitos de Raposos e do Movimento pela Preservação do Gandarela, também parabenizou o SINDÁGUA e a CUT pela iniciativa. “Estou no saneamento há 36 anos e vi muitas nascentes acabarem. Sou de Raposos e sou traumatizado com mineração. Por causa da atividade e da falta de consciência e política ambientais, comíamos peixe contaminado com arsênico e cianeto. A Vale quer construir uma barragem de rejeitos com 128 metros de altura, levar para a Gandarela 141 bilhões de litros de lama, a maior quantidade do mundo. A expectativa é da degradação durar 17 anos, com todos os impactos sociais, como gravidez precoce, prostituição infantil, aumento da criminalidade. Não podemos deixar que isso aconteça.”

Reportagem originalmente publicada no site da CUT/MG dia 28 de março de 2011. Escrito por Rogério Hilário.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade