Giro pela Internet #1 [Serra do Gandarela]

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 9 de junho de 2010 Comente!

Capa da Revista H2O Brasil Gandarela na mídia

A Serra do Gandarela foi assunto para cinco páginas da revista H2O Brasil. A preocupação com a causa ambiental foi o foco do editorial da edição de abril/maio deste ano.

“Empreendimentos de significativo impacto social e ambiental têm investimentos muito maiores do que o orçamento público de pequenos municípios e passam a exercer um fascínio que tende a se esprair por todos os setores da vida.

A responsabilidade social e ambiental é uma postura ética diante da sociedade. E aí entram as eleições para testar a profundidade e a coerência da cultura política democrática, de parâmetros não-clientelistas e não-patrimonialistas de relacionamento empresa-sociedade e empresa-poder público”.

A revista está disponível para download aqui. Vale  pena conferir a reportagem “Parque ou Mina”.


Audiência Pública Mina Apolo BH 200px Relicário Minado: vida ou destruição

O Danilo Chammas, editor do blog Relicário Minado, postou no dia 8 de junho convite para que seus leitores participem da Audiência Pública que irá discutir o Projeto Mina Apolo em Belo Horizonte.

“Venha e participe! Não deixe para outro aquilo que também lhe compete. Diga não à destruição, diga sim à água e à vida.”

No texto, ele aborda com bastante clareza o conflito gerado pelo empreendimento da empresa Vale S. A e a luta pela criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela. Confira abaixo trechos do artigo:

“A presença de todas e todos se faz necessária devido à extrema importância da Serra do Gandarela, região ambientalmente mais preservada de toda Região Metropolitana de Belo Horizonte, rica em biodiversidade, paisagens e águas, importantíssima para a manutenção da qualidade das águas das bacias dos rios das Velhas e Piracicaba, servindo à população de Belo Horizonte e de várias outras cidades.

Dois projetos se colocam neste momento: o de uma mineração, ancorada no poder econômico e em uma forma de intervenção destruidora de ambientes naturais e com enorme potencial de desestruturação social; e o do Parque Nacional Águas da Serra do Gandarela, garantidor do equilíbrio natural, da biodiversidade, da preservação das águas, local de lazer, estudos científicos e de uma sustentabilidade por prazo indefinido - não somente por dezessete ou vinte anos, como quer a Vale com seu empreendimento.

Esta é a hora de retomarmos a soberania e a vontade política da sociedade sobre o que queremos e pensamos para a natureza e estabelecermos um marco que ponha limite às atividades predatórias que vêm consumindo boa parte desta região riquíssima em ambientes naturais (mata atlântica, campos rupestres, cachoeiras, horizontes) e culturais-históricos. Neste processo, impõe-se a contestação do sistema político-econômico que não protege o valor natural da nossa terra, que subtrai e exporta suas riquezas, deteriorando e colocando a vida de nossa região e do planeta em risco.

Grandes corporações, como a Vale, só se preocupam com seus lucros. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social foram incorporados ao seu discurso para validar estes propósitos. Infelizmente, temos visto um Estado se esquecer de suas funções públicas e se associar a tais projetos, tornando assim tendenciosa a política ambiental, por desconsiderar outros atributos do nosso chão, como a sua capacidade de guardar e servir-nos de água, de ancorar outra forma de desenvolvimento – duradoura, respeitosa com as paisagens e propícia à qualidade de vida de todos os que aqui vivem e trabalham. Que a vontade dos que se colocam a favor da vida e do futuro seja ouvida e acatada.”


Nilmário Miranda Nilmário Miranda levantou a bandeira: todo apoio ao Parque Nacional da Gandarela

O presidente da Fundação Perseu Abramo, órgão de estudo do Partido dos Trabalhadores, declarou em seu blog que é totalmente favorável à criação do Parque Nacional do Gandarela. Segundo ele,

“Esta serra é um santuário na APA SUL MBH. Está entre as serras do Caraça e Piedade e pega Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos, Itabirito. É a ultima área bem preservada de toda a região. A mineração é a grande ameaça, já que as serras da APA SUL estão sendo degradas.”

“Gandarela é grande reservatório de água; é o maior manancial do Rio das Velhas e é importante para o abastecimento da região metropolitana de BH.”

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade