BH recebe a sexta Audiência Pública sobre o Projeto Mina Apolo – Vale [Evento]

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 6 de junho de 2010 Comente!

Audiência Pública Mina Apolo BH 200px Foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais do dia 20 de maio de 2010, a convocação oficial para a Audiência Pública referente ao Projeto Mina Apolo, empreendimento da empresa Vale S. A., que será realizada em Belo Horizonte.

A reunião, que tem por objetivo debater o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto, acontece dia 14 de junho de 2010, às 19hs, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/MG), situado na Av. Alvares Cabral, 1600 no Santo Agostinho – a sede do CREA/MG está localizada ao lado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, esquina com a Rua Rodrigues Caldas.

De acordo com o Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM), o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) encontra-se à disposição dos interessados nos seguintes locais:

  • Superintendência da Região Central Metropolitana de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SUPRAM CENTRAL): Av. Senhora do Carmo, nº 90, Savassi – nos horários de 9 às 12hs e de 14 às 17hs;
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte/MG: Av. Afonso Pena, 4000 - 6º andar, Cruzeiro;
  • Câmara Municipal de Belo Horizonte: Av. dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia.

Já foram realizadas audiências públicas nos municípios de Caeté, Raposos, Nova Lima, Rio Acima e em Santa Bárbara. Além da reunião em Belo Horizonte, também estão previstos debates em Barão de Cocais, Itabirito e Sabará.

A audiência pública constitui oportunidade das comunidades atingidas, principalmente aqueles cidadãos preocupados com o impacto ambiental da exploração, conhecerem o projeto e opinarem sobre a implantação da nova mina. Na oportunidade, a Vale apresentará números do investimento, os principais pontos do impacto ambiental e as políticas que serão implementadas para compensar os danos ambientais provocados pelo projeto.

Estarão presentes na reunião os ambientalistas do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela e do Projeto Manuelzão (UFMG). Eles defendem a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, uma vez que na região nascem importantes mananciais que abastecem as bacias dos rios Piracicaba/Doce e Velhas/São Francisco. Os impactos da mineração sobre esses mananciais serão irreversíveis e poderão afetar, inclusive, o fornecimento de água em Belo Horizonte e parte da região metropolitana.


Em se tratando de questões ambientais, cada pequena vitória deve ser comemorada. A realização da Audiência Pública para discutir o Projeto Mina Apolo em Belo Horizonte é um claro exemplo do empenho e determinação das entidades envolvidas no projeto de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Se não fossem as organizações requerentes, dentre elas o MACACA - Movimento Artistico, Cultural e Ambiental de Caeté e o Projeto Manuelzão da UFMG, a capital mineira não seria enquadrada como área de impacto indireto do empreendimento e a questão dos reflexos negativos sobre o abastecimento público de água na região metropolitana seria totalmente negligenciada.

Audiência Pública Mina Apolo BH

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade