Santa Bárbara sedia, nesta quinta-feira, 15 de abril, audiência pública destinada a debater estudo de impacto ambiental do Projeto Mina Apolo, empreendimento da empresa Vale. A reunião, aberta à população, acontecerá no Santa Bárbara Clube Social, localizado à Rua Dagmar Becho, 14 - Centro (próximo ao Banco do Brasil) à partir das 19h.
Já foram realizadas audiências públicas em Caeté, Raposos e Nova Lima. A quarta está marcada para o dia 13 de abril em Rio Acima, e a última será a de Santa Bárbara.
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) sobre o Projeto Apolo está disponível na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Superintendência da Regional Central de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A audiência pública constitui oportunidade das comunidades atingidas, principalmente aqueles cidadãos preocupados com o impacto ambiental da exploração, conhecerem o projeto e opinarem sobre a implantação da nova mina. Na oportunidade, a Vale apresentará números do investimento, os principais pontos do impacto ambiental e as políticas que serão implementadas para compensar os danos ambientais provocados pelo projeto.
Também estarão presentes na reunião os ambientalistas do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela e do Projeto Manuelzão (UFMG). Eles defendem a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, uma vez que na região nascem importantes mananciais que abastecem as bacias dos rios Piracicaba/Doce e Velhas/São Francisco . Os impactos da mineração sobre esses mananciais serão irreversíveis e poderão afetar, inclusive, o fornecimento de água em Belo Horizonte e parte da região metropolitana.
Para saber mais sobre a proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, clique aqui.











Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!
Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.