Cruzamento perigoso no centro de Santa Bárbara oferece risco à vida de cidadãos

Postado por Grupo Ambiental de Santa Bárbara 18 de dezembro de 2011 Comente!

2Ponto crítico no trânsito santa-barbarense, o cruzamento das avenidas Castelo Branco e Antônio Pereira Rocha, bem em frente ao Terminal Rodoviário, tornou-se um grande problema para pedestres e motoristas que precisam atravessar o local.

“Atravessar a rua em frente da rodoviária está muito difícil. É uma confusão total. São muitas ruas que se encontram e, no meio disso tudo, pedestres e carros querendo atravessar. Para piorar, todo mundo quer fazer isso ao mesmo tempo. Aquele cruzamento está ficando perigoso!”

Essa frase, dita por uma moradora do centro, reflete o sentimento de todos os cidadãos que precisam atravessar diariamente o entroncamento. Localizado bem no centro da cidade, o cruzamento recebe o trânsito de duas importantes avenidas (Castelo Branco e Antônio Pereira Rocha), bem como dá acesso a mais duas ruas. No total, são cinco vias que se encontram em frente ao Terminal Rodoviário. Por si só, o trânsito intenso destas vias já seria suficiente para que as autoridades públicas classificassem o local como preocupante e perigoso, e investissem em meios para diminuir os riscos para pedestres e motoristas.

Só que não é isso que presenciamos diariamente ao transitar pelo local. Apesar de todo o perigo, não existem faixas de pedestres. A rotatória central, precariamente construída após a retirada de um poste que teimava em ficar no meio de toda essa bagunça, foi construída com meios fios aproveitados. Por sinal, é esse círculo improvisado que salva a vida dos pedestres – o abrigo improvisado representa a esperança de atravessar uma parte e aguardar o melhor momento para se arriscar a atravessar a segunda.

Enquanto isso, ônibus, caminhões, carros e motos disputam a preferência – na sorte. São ônibus entrando e saindo da rodoviária, caminhões e carros tentando ganhar a preferência na marra, e motociclistas apressados “costurando” o trânsito. Infelizmente, também não existem semáforos por lá.

O caos se instala nos horários de pico: das 6 às 8 hs (manhã) e das 15 às 19 hs (tarde). Outro período que merece atenção redobrada são os feriados e épocas festivas, época em que a cidade recebe maior número de visitantes. O aumento do número de veículos piora significativamente o problema no local. Esporadicamente, vendo a confusão no local, os guardas municipais são chamados para tentar por ordem na confusão instalada.

O local, clássico gargalo no trânsito da cidade, é exemplo de descaso por parte da Administração Municipal. Apesar dos vários acidentes registrados, e dos incontáveis “quase aconteceu um acidente”, medidas não são tomadas para minimizar os riscos à vida de motoristas e pedestres.

“Linha do Desenvolvimento”: caos no centro, problemas no Vista Alegre

Anunciada pela Prefeitura Municipal em junho de 2008, a recuperação do trecho que liga o centro ao bairro Vista Alegre tem se tornado um problema: a chamada “Linha do Desenvolvimento” sofre com a lentidão das obras devido à falta de planejamento na execução.

A obra, orçada em torno de R$ 2 milhões, tinha término previsto para o início de 2010. Após quase dois anos, se arrasta devido à falha no planejamento. A qualidade também é contestável: foi anunciada que a via e os passeios seriam refeitos, que todo o percurso seria alargado e receberia nova rede de água pluvial. Até o momento, a maioria do prometido não foi cumprido.

Do final do Vista Alegre até o trevo do São Bernardo, apenas uma boca de lobo tenta dar vazão às águas de chuva. São mais de 1.000 metros sem nenhum bueiro. Com o asfaltamento e, consequentemente, impermeabilização do solo, o fluxo da água de chuva aumenta consideravelmente, trazendo problemas aos moradores. Agora, em pleno verão, onde a intensidade pluviométrica aumenta, a precária rede pluvial do trecho não aguentará a vazão.

A obra nem foi inaugurada e já está sendo danificada. Basta andar 30 metros após o Terminal Rodoviário para ver uma vala aberta pela Copasa, na metade da pista recém pavimentada, e coberta pelas tradicionais pedras de calçamento. Aliás, a reforma de valas abertas em vias pavimentadas com pedras de calçamento já é praxe em Santa Bárbara – a Copasa, com autorização da Prefeitura Municipal, abre sem dó um asfalto em condições de tráfego e devolve ao local as famosas pedras.

3

TORRE DE BABEL: No cruzamento sem sinalização, numa das ruas mais movimentadas de Santa Bárbara, em frente à rodoviária, adultos e crianças se arriscam entre os carros.

Na frenética luta pela passagem, pedestres entram na desleal disputa com os veículos, ficando, muitas vezes, espremidos entres eles.

Reportagem originalmente publicada no Jornal Impacto, Edição 168ª, 2ª Quinzena de Novembro/2011.

Gostou deste artigo? Então deixe seu comentário. Aproveite a oportunidade e assine gratuitamente nossas atualizações via RSS Feed.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.

Seja bem-vindo e obrigado pela visita!

Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.

  • Meio Ambiente

    Últimas notícias sobre as questões ambientais, legislação pertinente e principais problemas locais.
  • Contas Públicas

    Publicações efetuadas pelos órgãos públicos municipais no Diário Oficial de Minas Gerais.
  • Reuniões da Câmara

    Participe das reuniões e fique por dentro das matérias discutidas e votadas pelos vereadores.
  • Especial Serra do Gandarela

    Projeto de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Facebook

Atualizações do Site

Seguidores

Visitantes

free counters

Estatísticas Site ONG Gasb

237
assinantes
fãs
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos

Publicidade