Conforme havíamos anunciado aqui no site, aconteceu dia 24 de abril (sábado), o evento Viva Gandarela. O passeio ecológico, que contou com a participação de centenas de “defensores” da Serra do Gandarela, foi um sucesso.
O local é o último reduto ambiental da região metropolitana de Belo Horizonte e da APA Sul, riquíssimo em biodiversidade, cavernas, cachoeiras, lagoas e sítios históricos, paleoambientais e hídricos.
Leia também: Por que é tão importante a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela?
O evento foi organizado pelo Movimento de Preservação da Serra do Gandarela e pelo Projeto Manuelzão, e contou com a participação de diversas entidades e organizações que apóiam a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, uma alternativa de desenvolvimento turístico e cultural da região.
Além da mostra de arte, da oficina de origami e das caminhadas ecológicas, os participantes também tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Serra do Gandarela através do bate-papo com especialistas da UFMG.
Como forma de sensibilizar a população para a importância da preservação da área, os participantes deram um abraço simbólico no chamado “topo da Serra”, cerca de 10 km a partir do município de Rio Acima. Como o local é um divisor de águas, o abraço teve quer ser duplo: primeiro em direção às nascentes do Rio das Velhas (bacia do São Francisco), depois para as nascentes do Rio Piracicaba (Bacia do Doce).
Confira as fotos do Maurílio Nogueira…
… e do Robson Oliveira.
A turma do Mountain Bike Raposos também marcou presença.
De acordo com o MACACA - Movimento Artistico, Cultural e Ambental de Caeté, organização não-governamental fundada em 1998, o Viva Gandarela “foi uma grande festa onde todos deram as mãos e se comprometeram a redobrar os esforços para a preservação daquele maravilhoso lugar”.
Tarcísio Martins, da Associação do Patrimônio Histórico e Artístico de Belo Vale (APHAA-BV) parabenizou a organização do evento e destacou que “num dia muito especial com céu azul e muito verde, os participantes foram contemplados em reconhecer a realidade de um santuário ameaçado pela mineração. Ao mesmo tempo, o alto nível de informação levado por profissionais competentes, mostra que a implantação do "Parque" é prioridade.”
![]()











Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui? Então fique à vontade para fazer seu comentário. E não se esqueça de recomendar aos amigos.
Seja bem-vindo e obrigado pela visita!
Atenção: A moderação está habilitada. Desta forma, seu comentário só será publicado após aprovação da equipe coordenadora.